Natação: uma ótima escolha pra manter a forma (ainda mais no verão)

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O verão prometeu ser quente e tá sendo até demais. A hora de ir pra academia acaba deixando de ser tão agradável pra quem adora, e se torna o inferno pra quem não é tão adepto assim aos exercícios. Mas uma solução bem simples está ao alcance de todos!

Sim, a super conhecida natação, além de inúmeros benefícios, está entre as opções mais refrescantes na hora de malhar e manter a saúde em dia. Eu mesma tive a chance de experimentar o esporte durante 20 dias lá na BodySull, em São Leopoldo, e super indico. Até porque a infraestrutura da academia é incrível e os profissionais maravilhosos. Além disso, não tem desculpa de horário. De manhã, de tarde ou de noite, tem aula de 45 em 45 minutos, todos os dias da semana e aos sábados. Aham!

E nada de noiar! Natação não aumenta os ombros. E mais queima muita muita muita caloria! Outro ponto que gosto de expor é que a pratica do esporte ~ minha opinião ~ é uma forma de você se conectar consigo mesmo. Talvez pelo fato de ficarmos parecendo um alien faz com que a concentração apenas naquele momento seja mais focada. E até o contato com a água tem um certo poder de conectar corpo e mente.

Uma foto publicada por Carolina Schubert (@dontaskmewhy.blog) em


Enfim, filosofias a parte...

Pra esclarecer ainda melhor essa história de natação, tirei algumas dúvidas sobre o esporte com o Educador Físico e Professor de natação, há 12 anos, Carlos Guilherme Baum. Vale conferir, e se jogar na água claro!!!!

Quais os principais benefícios que a natação proporciona a saúde?
A natação é um dos esportes mais completos que existem, pois é o que nos proporciona mais benefícios. Os mais importantes são: fortalecimento muscular, evitar lesões e ajudar na recuperação das mesmas por ser uma atividade de baixo impacto. Ainda é uma atividade de alto gasto calórico, trabalha todos os grupos musculares e melhora o condicionamento cardiorrespiratório.

O que, principalmente, a diferencia das demais práticas esportivas?
Principalmente o fato de ser um esporte praticado na água e abranger diversos objetivos como: reabilitação, estética, rendimento esportivo e relacionamento social.

Então podemos dizer que a natação é um esporte bem democrático, indicada para os mais diferentes perfis? 
Com certeza, como os benefícios da natação são muitos e é possível adaptar a prática de acordo com a individualidade de cada um, acaba conquistando pessoas das mais diversas personalidades e de todas as faixas etárias, sendo praticada desde bebês até a terceira idade.

Existe alguma restrição? Quem não pode fazer natação? 
A princípio não há restrições. Apenas pode ocorrer que uma pessoa não possa realizar a prática da natação temporariamente por indicação médica.

E nadar é um exercício com alto gasto calórico? Quanto se perde por aula?
Sim, mas depende da intensidade da aula, da distância percorrida, da habilidade e do metabolismo de cada indivíduo. Estima-se que o gasto calórico em uma aula de 45 minutos fique em torno de 350 a 450 kcal.

Muitas vezes, as meninas, deixam de optar pela natação pra não ficar com os ombros largos. Quem faz algumas aulas por semana corre mesmo esse risco? 
Essa é uma preocupação constante das meninas, pois a imagem que temos é das atletas profissionais da natação que na maioria das vezes tem ombros largos. Mas elas praticam esporte de alto rendimento que pode chegar a 12 treinos semanais combinados com a prática de musculação. Então, quem for praticar natação algumas vezes na semana não precisa se preocupar.

O que é preciso pra começar a nadar?
Principalmente ter força de vontade e escolher um bom local para a prática.

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